5 passos para redução de Custos de Distribuição

5 passos para redução de Custos de Distribuição

11-05

A Intero Brasil atua cuidando da cadeia de suprimentos com soluções personalizadas que abrangem desde o recebimento, armazenagem, transportes e organização da cadeia logística intra-unidade , portanto, é nosso dever avaliar e identificar oportunidades de redução de custos operacionais dentro do cenário logístico e de distribuição nos mercados em que atuamos .

Pensando nisso, criamos 5 dicas simples para que otimizará suas operações de distribuição, resultando em redução de custos sem interferência na qualidade do seu trabalho:

  • Reavaliação de processos. Isso ainda é produtivo ou é dispensável?

A reavaliação e validação de processos é uma tarefa contínua para avaliar procedimentos que se não analisados corretamente, tornam-se ineficazes e repetitivos, prejudicando as atividades como um todo.

O ideal é a criação de um Diagrama de Fluxo, que pode contribuir para identificar estas oportunidades de Melhoria e aumentar a eficiência nas atividades realizadas. Para complementar, analise de forma detalhada o mapa de localização dos estoques e readéque se necessário. O Centro de Distribuição pode sofrer readequação para ajuste no processo de logística interna.

2) Indicadores de Desempenho certos podem reduzir as atividades

Gestão de Custos e uso dos recursos devem ser acompanhados para que não se perca tempo e dinheiro em atividades não eficientes. Mantenha a equipe atualizada, treinada e com flexibilidade para a manutenção dos desempenhos e cumprimento das metas.

 

3)Reduza a utilização de materiais

A Perda crônica pode causar um custo até 4 vezes maior do que o esperado para os materiais.

A movimentação e armazenagem correta destes materiais podem ter relação direta no custo das embalagens. Analise a utilização de papelões, pallets, filmes e reavalie os processos de embalagem para identificar os excessos.

4) Equipamentos com melhora em desempenho produzem mais.

Como estão as condições de uso de suas empilhadeiras, transportadores, estruturas de estocagem e operações dos equipamento? Você controla a demanda de utilização?

Se estes equipamentos são de necessidades recorrentes, considere analisar e identificar sobrecarga e gargalos, bem como adaptações e falta de manutenção preventiva. Se algum equipamento fica inutilizado, há necessidade de demanda de tempo e utilização de um outro que supra, causando mais desgaste e custos extras.

5) Otimização de aproveitamento dos espaços

Analise as políticas de estoques, métodos de estocagem, layout das instalações, e capacidade de recebimento e expedição de veículos.

A redução dos custos com eliminação de estoques obsoletos e ajustando o layout de seu centro de distribuição é significativa e te possibilitará investir mais verba em outra área que necessita de reajustes.

Os comentários estão encerrados.